quarta-feira, 20 de agosto de 2014

INGLÊS



Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática
POLO ARAÇATUBA - ST2
Disciplina: Inglês
Semana 01 - Vídeo-Aula 01 - Língua Inglesa, Tecnologia e Educação.
Professora Simone Telles Martins Ramos

Para falar sobre língua inglesa e comunicação é necessário refletir sobre alguns pontos importantes. A importância da língua inglesa na sociedade contemporânea, as relações da língua com comunicação e tecnologia e, finalmente o inglês para fins específicos. Duas perguntas são essenciais para iniciar o trabalho. Para que inglês? Qual a importância do inglês na sociedade contemporânea? Assim é necessário refletir no inglês enquanto língua, uma ferramenta de comunicação, através da qual estabelecemos novas relações e nos constituídos socialmente. Inglês é uma ferramenta para comunicação global, pois é a mais falada de todas dentre os falantes não nativos. É a língua dos negócios, ciência, da tecnologia e do desenvolvimento. Como então utilizar o inglês para entrar nesse mundo? É através da comunicação, da tecnologia que facilita a interação local e global. TDICS - Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, que possuem grandes recursos, despertam compreensões de como aprender e ensinar, permite a veiculação de diversos tipos de textos, orais ou escritos. Ferramentas mais utilizadas no dia-a-dia: facebook, linkind, foruns, youtube, whatsap, e-mails, etc, que permitem integrar e compartilhar áudio e vídeo ao mesmo tempo. No meio acadêmico - a primeira necessidade: Inglês para fins específicos, que visa trabalhar as necessidades dessa língua pelo aluno. Num primeiro momento a necessidade premente está voltada para a leitura e produção de textos, mas não se descarta a hipótese de utilizar a oralidade e a audição, que pode nos auxiliar em outros objetivos ao longo da graduação. A professora mostra no vídeo um texto.

Se os balões estourassem, o som não poderia ser ouvido, uma vez que tudo estaria extremamente distante do andar certo. Uma janela fechada também impediria o som de ser ouvido, considerando que os prédios modernos tendem a isolar o barulho externo. Uma vez que toda operação dependerá de uma corrente contínua de eletricidade, uma quebra no fio também poderia causar problemas. É óbvio que a pessoa poderia gritar, mas a voz humana não é suficientemente potente para se propagar àquela distância.Além do mais, se uma corda do instrumento partisse, não haveria acompanhamento musical à mensagem. É claro que uma distância menor diminuiria sensivelmente os possíveis problemas. Em um contato face a face um menor número de coisa poderia dar errado.


Bransford, J. D.


Num primeiro olhar, o texto parece confuso, mas se verificássemos a imagem atrelada e outros aspectos, o compreenderíamos.

O texto na verdade fala de uma serena. Se olharmos o título do texto e a imagem, verificaríamos que está tratando de como não ter problemas naquilo que está fazendo (A Serenata).

Então antes de iniciarmos a leitura de um texto e buscarmos a compreensão específica, devemos lembrar de que o texto é composto por um todo, portanto devemos olhar para a partes menores como título, subtítulo, imagens.

Em seguida o vídeo nos leva a praticar em outro texto. Verificamos que em um texto em francês e sua imagem, somos capazes de compreendê-los, inicialmente olhando para o todo, texto, destaques, origem e imagem. Depois, daremos atenção àquelas palavras parecidas com o português (cognatos) e chegamos à conclusão que poderemos decifrar o conteúdo de toda a mensagem.

Finalizando, recordamos que a língua inglesa é um importante instrumento de comunicação. As TDICS - nos permitem diversas formas de veiculação de textos em inglês. A porta de entrada para compartilhamento de conhecimento será por meio da leitura e produção de textos para fins acadêmicos.

Um pouco de prática:

Que tal, agora, fazer uma atividade para praticar um pouco?

Atividade 01

Olhe, rapidamente, o fragmento de texto abaixo.




A unique program for those who wish to get to know the favelas in Rio de Janeiro through Brazilian art and culture. This tour includes a visit to the first open-air Museum ever inaugurated inside a favela. Visitors will enjoy a two kilometer stroll through the favelas of Cantagalo and Pavão-Pavãozinho and view 26 houses painted with colorful graffiti that portrays the history of the favela and its local culture.

Um programa único para aqueles que desejam conhecer as favelas do Rio de Janeiro através da arte e da cultura brasileira. Este passeio inclui uma visita ao primeiro museu ao ar livre já inaugurado dentro de uma favela. Os visitantes poderão desfrutar de um passeio de dois quilômetros através das favelas do Cantagalo e Pavão-Pavãozinho e ver 26 casas pintadas com grafite colorido que retrata a história da favela e sua cultura local.

This open-air museum was created to preserve the memory of these communities and exhibit their cultural beauty. This tour of the painted houses includes various locations of symbolic importance to the residents, locations that showcase local culture and also highlight some of the needs inside the favela, such as issues around garbage collection and adequate water supply.

Este museu ao ar livre foi criado para preservar a memória destas comunidades e exibem sua beleza cultural. Este passeio pelas casas pintadas inclui vários locais de importância simbólica para os moradores, que mostram a cultura local e também destacam algumas das necessidades dentro da favela, como questões acerca da coleta de lixo e abastecimento de água adequado.A community resident will be your guide on this tour; he will explain the history portrayed by the paintings. Each graffiti is accompanied by a text inspired on traditional popular literature (cordel).

Um morador da comunidade será o seu guia nessa turnê; ele vai explicar a história retratada pelas pinturas. Cada grafite é acompanhado por um texto inspirado na literatura popular tradicional (cordel).

(...)

TOME NOTA!

Text: Favela Tour + Art and Brazilian
Culture

1)    Em que local ocorre o programa?
Resposta: The favelas in Rio de Janeiro.
(Favelas no Rio de Janeiro)

2)    Qual é o assunto do programa?
Resposta: To get to know the favelas in Rio de Janeiro through Brazilian art and culture (Conhecer as favelas no Rio de Janeiro através da arte e da cultura brasileira)

3)    O que está incluso na visita turística?
Resposta: This tour includes a visit to the first open-air Museum ever inaugurated inside a favela.
(Este passeio inclui uma visita ao primeiro museu ao ar livre já inaugurado dentro de uma favela)

4)    Quais os nomes das favelas que podem ser visitadas pelos turistas?
Resposta: Cantagalo and Pavão-Pavãozinho.
(Cantagalo e Pavão-Pavãozinho)

5)    O que os visitantes podem ver em 26 casas dessas favelas?
Resposta: Colorful graffiti.
(Grafite colorido)

6)    O que esses grafites retratam?
Resposta: Portrays the history of the favela and its local culture.
(Retrata a história da favela e sua cultura local)

7)    Por que esse museu foi criado?
Resposta: This open-air museum was created to preserve the memory of these communities and exhibit their cultural beauty.
(Este museu ao ar livre foi criado para preservar a memória destas comunidades e exibem sua beleza cultural)

8)    Quem será o guia?
Resposta: A community resident will be your guide on this tour.
(Um morador da comunidade será o seu guia nessa turnê)

9)    O que acompanha cada grafite?
Resposta: Each graffiti is accompanied by a text inspired on traditional popular literature (cordel).
(Cada grafite é acompanhado por um texto inspirado na literatura popular tradicional (cordel)

____________________________________________________________

Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática
POLO ARAÇATUBA - ST2
Disciplina: Inglês
Semana 02 - Vídeo-Aula 02 - Compreensão Escrita: Predição
Professora Rosinda de Castro Guerra Ramos

Professora Rosinda de Castro Guerra Ramos. Processo de Compreensão do Texto - Analogia com o trabalho do detetive: resolver mistério, solucionar problemas, através do levantamento e análise de pistas. Vamos tratar de uma das estratégias de leitura, chamada de predição, que significa antecipar, prever. Para compreensão do texto também utilizaremos alguns elementos linguísticos, tais como palavras cognatas, conhecimentos prévios, layout do texto, elementos gráficos e visuais, palavras conhecidas e palavras-chaves. Além disso, passaremos a fazer anotações em inglês. Ativar o conhecimento prévio, pensando e concentrando no possível assunto do texto e no possível objetivo do autor do texto. Ter motivação para ler o texto. Entrar no texto por meio de pistas que você já tem em mãos. O registro escrito das predições vai ajudar na observação atenta do texto, construir uma ideia inicial do assunto do texto e descobrir novas informações. Por isso para antecipar o assunto do texto vamos observar o título, subtítulo, fonte, autor e outros elementos já mencionados. Vamos à prática.

Text 1 - Celebrate Brazil Culture Blog.

Text 2 - The Brazil Reader, History, Culture, Politics.

Inicialmente devemos identificar: Quais os "subject matter" destes textos, ou seja, quais os assuntos tratados nestes textos. Se utilizarmos a estratégia da predição, cada vez mais poderemos fazer a compreensão de um texto em língua estrangeira. Um bom leitor sempre vai fazer predições, sem medo de errar - monitorando-as ou modificando-as quando necessário. Assim como um detetive procura pistas, você deve tentar fazer o mesmo. That's all for today. See you then. (Isso é tudo por hoje. Vejo você depois).

Tabela para Levantamento de Pistas:

Text
Prediction
Evidences
Text 1
Subject Matter
Subject Matter
Source:
Topics or Keywords
Topics or Keywords
1
1
2
2
3
3
4
4
5
5
Text - 1
Celebrate Brazil Culture Blog

Welcome to our Celebrate Brazil Culture Blog! This page will let you know when we add new pages or update existing pages on our site, or when we publish some of our wonderful visitor comments!

Brazilian Spotlight- 15th Annual Newport Beach Film Festival











Text - 2
The Brazil Reader: History, Culture, Politics


Bordering all but two of South America's other nations and by far Latin America's largest country, Brazil differs linguistically, historically, and culturally from Spanish America. Its indigenous peoples share the country with descendants of Portuguese conquerors and the Africans they imported to work as slaves, along with more recent immigrants from southern Europe, Japan, the Middle East, and elsewhere. Capturing the scope of this country's rich diversity and distinction as no other book has done—with more than a hundred entries from a wealth of perspectives—The Brazil Reader offers a fascinating guide to Brazilian life, culture, and history.





















Atividade 1

PREDIÇÃO – Antecipando o Assunto e as Ideias Centrais do Texto

Olhe o quadro a seguir, composto por três títulos e informação não linear. Tente antecipar o assunto (subject matter) e as ideias centrais de cada texto a partir do título e dos elementos adicionais (subtítulo, fonte, elementos gráficos, dicas tipográficas, cognatos, palavras repetidas/ palavras-chave).

A partir de suas observações e predições, insira as respostas para cada questão, no quadro a seguir, da seguinte forma:

  1. Na coluna 2, escreva uma sentença que indique o possível assunto (subject matter) do texto.

  1. Na coluna 3, escreva 5 tópicos (topics) ou palavras-chave (keywords) que você acha que estejam relacionados ao assunto do texto.
TOME NOTA!



Predicting the Subject Matter and the Topics/Keywords of Each text




TEXT

Subject Matter


Topics or Keywords


Matéria sobre a mídia.

(The growth of social media)

(O crescimento das mídia sociais)
1) Search Engene Jounal
2) Content Marketing
3) Social Media
4) Infographic series.
5) The growth of social media.


Dicionário sobre Teatro Latino.

(Dictyonary Of Latin American Theater)

1)    Dictionary
2)    Latin American
3)    Table of contentes.
4)    Book
5)    546 pages


Matéria sobre pessoas e plantas da Amazônia

(Amazon people and plants)


1)    Amazon
2)    People and plants.
3)    What we do
4)    Brazil
5)    Priority places



Atividade 2

Predição – Buscando Evidências nos Textos para Confirmar as suas Predições

COMPARE SUAS NOTAS COM AS EVIDÊNCIAS


PREDICTION
PHASE 3



TEXT
PREDICTION
Evidences
(Indicar, em inglês, elementos visuais, palavras, expressões, sentenças do texto que evidenciem as suas predições)


TEXT 1


SUBJECT MATTER

TOPICS or KEYWORDS

EVIDENCES


The Growth of Social Media


The growth of social media
1) Search Engene Jounal
2) Content Marketing
3) Social Media
4) Infographic series.
5) The growth of social media.
The growth of social media (title)
US Internet users
Social networks sites
Grafics (lines/percentage/ users/age)


TEXT 2

SUBJECT MATTER

TOPICS or KEYWORDS

EVIDENCES


Amazon people and plants


Amazon people and plants


1)    Amazon
2)    People and plants.
3)    What we do
4)    Brazil
Priority places
Amazon people and
plants (title)
Medicinal plants used to
treat... Amazonia, Brazil
Amazon plants, drugs
and people (subtitle)
WWF Global
Amazon
About the Amazon
People
Amazon rainforest
Compounds... derived
from plants
cures
TEXT 3

SUBJECT MATTER

TOPICS or KEYWORDS

EVIDENCES


Dictionary of Latin American Theater


Dictionary of Latin American Theater

1)    Dictionary
2)    Latin American
3)    Table of contentes.
4)    Book
5)    546 pages
Dictionary of Latin
American Theater (title)
Picture (of the book)
Book
546 pages
Synopsis
Browse library
Book details
Read the full-text, try us
out FREE today


TEXTO 1: The Growth of Social Media

Ao olhar o título do texto 1, The Growth of Social Media, a primeira coisa que você deve ter observado foi o termo Social Media, que aparece em destaque no título e é cognato do termo “Mídias Sociais”. Ao olhar o gráfico, você pode ter deduzido que a outra palavra que compõe o título, growth, significa “crescimento”, ou “aumento”, pois os indicadores do gráfico mostram esse crescimento (growth) tanto por meio de linhas ascendentes quanto pelo aumento na indicação percentual de cada grupo (percentage of each group) dos usuários americanos da Internet (US Internet users) entre os anos de 2005 a 2010.

Observe que 6 palavras (social media, use, social, percentage, group) do texto são cognatos do português e que 3 palavras do texto (Internet, networks, sites) já estão são usadas no nosso dia a dia. Além disso, seu conhecimento prévio deve ter acionado quando você viu o termo US, ou seja the United States (Estados Unidos) - por ter visto essa abreviação várias vezes em filmes ou em etiquetas de produtos, por exemplo.

Quanto à palavra users, você pode ter deduzido que significa usários porque deriva da palavra use, cognato de usar, além de já ter provavelmente visto esta palavra várias vezes na Internet. Por último, a utilização do gráfico facilita muito a leitura, pois é uma imagem muito clara. Concluindo, é um texto de fácil predição, pois é rico em elementos visuais e tem muitos cognatos com a língua portuguesa, além de palavras conhecidas.

Procure por textos similares, quer sejam impressos ou eletrônicos, para praticar um pouco mais.

Se você quiser ver um pouco mais do texto 1, The Growth of Social Media, clique em: http://www.searchenginejournal.com/the-growth-of-social-media-an-infographic/32788/



TEXTO 2: Amazon people and plants

Ao olhar o título do texto 2, Amazon people and plants, e o subtítulo, Amazon plants, drugs and people, você deve ter entendido que o texto trata de plantas (plants), drogas/remédios (drugs) e povos/pessoas (people) da Amazônia (Amazon). Ao relacioná-los com a foto e com algumas das palavras da legenda da foto, como “plantas medicinais” (medicinal plants), ou “plantas medicinais usadas para tratar” (medicinal plants used to treat), você provavelmente conseguiu prever o assunto e até indicar alguns dos tópicos tratados no texto.

Você pode ter indicado, por exemplo, uma parte do assunto do primeiro parágrafo do texto, que trata da floresta amazônica (Amazon forest/ Amazon rainforest) e da sua riqueza em produtos derivados de plantas (derived from plants) com diversos usos (uses), como para curas (cures) contra dor de cabeça (headache), epilepsia (epilepsy) etc. Você também deve ter observado que a fonte do texto é o site da WWF, que é uma organização que busca proteger o meio ambiente mundial. Portanto, apesar de o texto ser uma reportagem, por estar no site da WWF o objetivo é chamar a atenção do leitor para o que está informando e buscar seu apoio para as causas que defende.

Neste fragmento inicial do texto que escolhemos, o assunto centra-se nas plantas amazônicas e a riqueza de suas plantas para diversos usos, como o uso medicinal.

Entretanto, como no título também consta a palavra povos/pessoas (people), o texto também deve abordar a Amazônia nesse sentido. Se você quiser verificar isso, ver um pouco mais do texto 2, Amazon people and plants, clique em http://wwf.panda.org/what_we_do/where_we_work/amazon/about_the_amazon/people_amazon/amazon_people_plants/

TEXTO 3: Dictionary of Latin American Theater

Ao olhar o texto 2, você deve ter observado a foto da capa de um livro e o seu título (Dictionary of Latin American Theater), e deve ter percebido que 4 das 5 palavras do título são cognatos. Portanto, deve ter deduzido que o título do texto é Dicionário do Teatro da América Latina, pois apenas a preposição of (= de) não é cognato.

Entretanto, por dedução, e a partir do seu conhecimento prévio da língua portuguesa, você deve ter chegado à conclusão que a preposição of significa “de”, pois está ligando a palavra “dicionário” ao termo “teatro da América Latina”.

Ao ter unido o título à foto da capa do livro, ao número de páginas (546 pages), ao nome dos autores do livro (by Eladio Cortes, Mirta Barrea-Marlys), à palavra Synopsis (= sinopse), bem como a algumas das informações que constam na barra superior do site (tais como library/ biblioteca, Book details/ Detalhes do livro), você pode ter indicado, em suas predições, que o site Questia está disponibilizando para os usuários a sinopse do Dictionary of Latin American Theater, inclusive com informações adicionais para o leitor interessado, já que, do lado direito da página inicial, apresenta, em forma de links, o índice (Table of Contents) do livro, contendo informações sobre o teatro de vários países da América Latina e bibliografia (Bibliography).

Entretanto, se você for um leitor mais atento, verá que o site, que aparentemente disponibiliza uma biblioteca online (Browse library/ Navegue na biblioteca) e que está dando acesso ao usuário a um dos livros, na verdade não é a sinopse de um livro, mas uma propaganda, do site Questia, anunciando/vendendo o Dictionary of Latin American Theater. E esta informação consta na parte inferior da página, em letras vermelhas, sublinhadas e em negrito: Read the full-text, try us out FREE today (Leia/Read, hoje/today, gratuitamente/FREE, o texto completo/the full text).

Se você quiser ver um pouco mais do texto 3, Dictionary of Latin American Theater, clique em <http://www.questia.com/library/106971419/ dictionary-of-latin-american-theater>.

O que podemos concluir? Que na predição devemos estar atentos a todos os elementos mais relevantes de um texto. E nada melhor do que uma boa observação e leitura frequente de textos para nos auxiliar nesse processo.


____________________________________________________________

Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática
POLO ARAÇATUBA - ST2
Disciplina: Inglês
Semana 03 - Vídeo-Aula 03 - Compreensão Escrita: Skimming
Professora Rosinda de Castro Guerra Ramos


A aula começa com uma comparação: Imagine que está viajando pelo mundo: Qual lugar você escolheria: um local ou uma região para fazer um passeio; ou um lugar para fazer visitas, ou ainda, para fazer viagens somente em algumas partes dessa região? 

Essas abordagens que fazemos sobre um texto, ou seja, o processo de leitura se compara a essa viagem, fazemos escolhas, que significam estabelecer objetivos.

Nessa aula, aprendemos então, sobre como utilizar a estratégia de leitura skimming; a reconhecer elementos textuais não lineares, tais como gráficos, tabelas, quadros, imagens; conhecer a noção de gênero textual; fazer anotações em inglês.

Como fazer Skimming?

Passando os olhos pelo texto; lendo: título, subtítulos, parágrafos; primeira e última sentença de cada parágrafo; observando: informações não lineares; fonte e referências bibliográficas; tipo de texto e para quem foi escrito; gênero textual; Identificando informações importantes; buscando conectar as informações encontradas; Não focando a nossa atenção em informações irrelevantes como: palavras individuais; detalhes do texto.

Quando usar o Skimming?

Quando queremos:
Ter uma ideia geral do assunto tratado no texto;
Ler rapidamente um texto que não requeira atenção detalhada;
Revisar, rapidamente um texto já lido.

É importante ressaltar o que lemos em nosso cotidiano, pois o que a gente mais faz no cotidiano é essa estratégia chamada de skimming. 

Exemplos: Quando lemos uma tirinha no jornal, quando decidimos fazer uma receita especial, gráficos, previsão do tempo, folheto de viagens, internet (facebook).

Foi apresentado dois tipos de textos para fazermos a seguinte análise: Que texto é esse? Qual é a sua fonte? Para quem ele foi escrito? Qual é o assunto?

Posteriormente teríamos que fazer tais anotações em inglês.

Exemplo:
Título: Brazil Where to go
Fonte: Rough Guides
Fíguras:





Palavras cognatas: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Paraná, Iguaçu Falls, Planalto Central, Amazon, Brasília, Pantanal, Mato Grosso.

Portanto percebemos que o texto se trata de um guia, para conhecermos lugares, regiões ou estados do Brasil. 

O skimming é muito interessante para nossos levantamentos de informações, para que tenhamos familiaridade com os textos. Assim como um bom viajante, um bom leitor sempre vai estabelecer seu objetivo de leitura, ser um bom observador, estabelecer um objetivo, procurar identificar informações importantes descartando as informações relevantes, conectar as informações encontradas para atingir seu objetivo na leitura.

“Ler sem ter um objetivo é como fazer uma viagem para lugar nenhum”.

Comunicação Escrita: Skimming

Orientações: Faça as atividades 1 e 2 disponíveis a seguir e incorpore as respostas ao Portfólio da disciplina de Inglês.

Atividade 01:

Faça um skimming (leitura rápida, sem entrar em detalhes) do texto abaixo. Em seguida, responda as questões da atividade.



1. Que texto é esse (gênero textual)?  - FOLHETO INFORMATIVO
(a) Article
(b) Academic text
(c) Information leaflet
(d) Book review

2. Este texto foi escrito para quem (audiência)? –  USUARIOS DA LIVRARIA
(a) Workers
(b) Librarian users
(c) Teachers
(d) Children

3. Qual é o assunto do texto? – ALGUNS DOS RECURSOS (ITENS) QUE VOCÊ PODE TOMAR EMPRESTADO

(a) Information about some of the resources you can lend to the library
(b) Information about some of the resources you can buy at the library
(c) Information about some of the resources you can sell in the library
(d) Information about some of the resources you can borrow from the library

Atividade 02:

Leia o texto a seguir, What is a computer?, e faça o seguinte:

(1) Escolha a melhor opção que indique qual é o assunto do texto: - PAPEL DO COMPUTADOR E USO NA SOCIDADE MODERNA.

(a) How to install a computer
(b) How to learn English using computers
(c) How to use a computer
(d) The role and use of computers in modern societies

 (2) Relacione a ideia central de cada parágrafo com o parágrafo correspondente.

Text: What is a computer?

Parágrafo
Ideia central de cada parágrafo
(1) Nowadays, in most modern
societies, almost everybody has an
idea about what a computer is. We
depend on computers in every aspect
of our lives whether we know how to
use one or not. But does everyone
really know how a computer works
inside?

Hoje em dia, na sociedade moderna, quase todo mundo tem uma ideia sobre o que é um computador. Nós dependemos de computadores em todos os aspectos em nossas vidas, saibamos ou não usá-los. Mas será que todo mundo realmente sabe como funciona um computador por dentro?






Dependência do computador nas sociedades modernas.

(2) A computer is an electronic
machine which processes data and
provides the results of the processing
as information. There are three basic
steps in the computing process. The
first one is input, which consists of
feeding data into the computer’s
memory. Then comes the processing:
the program is run and the computer
processes the data by performing a
set of instruction. The third and final
step is the output furnished by the
computer, which allows the user to
see the results either in printed form
or on the screen.

Um computador é um equipamento eletrônico que processa os dados e fornece os resultados do processamento como informação. Existem três etapas básicas do processo de computação: a uma primeira é a entrada de dados, que consiste na alimentação de dados para a memória do computador. Em seguida, vem o processamento: o programa é executado e o computador processa os dados através da realização de um conjunto de instruções. A terceira e última Etapa é a saída de dados do computador, o que permite ao utilizador ver os resultados quer na forma impressa ou na tela.









Definição do termo computador e descrição das etapas básicas do processo de computação.

(3) The world of computers has
created a specific language of its
own. English words such as software
and hardware are used worldwide
and have been borrowed by many
different languages. Software is
information in the form of data and
programs, and hardware refers to the
electronic and mechanical parts that
make up a computer system.

O mundo dos computadores tem criado uma linguagem específica para eles. Palavras inglesas tais como software e hardware são usados ​​em todo o mundo, além de serem empregadas por diferentes línguas. Software é informação sob a forma de dados e programas, e hardware refere-se às peças eletrônicas e mecânicas que compõem o computador.







Termos da língua inglesa utilizados em diferentes línguas.

(4) Despite the constant presence of
computers in most societies, it is a
great mistake to believe that
everybody in the world is
computer-literate, i.e., is familiar with
computers and knows how to use
them properly. In some contemporary
societies, many people still have no
idea about the existence of
computers, and even in the so-called
developed countries, there are lots of
people who do not know or do not
care about what a computer is.

Apesar da presença constante de computadores na maioria das sociedades, é um grande erro acreditar que todos no mundo têm conhecimentos de informática, ou seja, está familiarizado com computadores e sabe como usa-los adequadamente. Em algumas sociedades contemporâneas, muitas pessoas ainda não têm ideia sobre a existência de computadores, inclusive nos chamados países desenvolvidos, há muitas pessoas que não sabem ou não preocupam sobre o que é um computador.
.







Nem todos sabem utilizar o computador, apesar de sua presença na maioria das sociedades.





____________________________________________________________

Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática
POLO ARAÇATUBA - ST2
Disciplina: Inglês
Semana 04 - Vídeo-Aula 04 - Compreensão Escrita: Scanning
Professora Rosinda de Castro Guerra Ramos

A professora inicia a aula trazendo mais uma estratégia de leitura: Scanning, para isto ela usou um exemplo:

Quando vamos no cinema, temos costume de folear o jornal ou ver a internet para saber o horário por exemplo? Se a resposta for sim, estaremos usando essa estratégia.

Scanning: Estratégia usada para localizar rapidamente uma informação específica e unir o conhecimento prévio às informações extraídas do texto. Essa estratégia é importante pois ela vai permitir que leiamos grandes quantidades de textos de uma vez só e rapidamente, possibilita também a busca de detalhes de algum texto ou informações específicas, por exemplo: datas, nomes, etc.

Como fazer o Scanning?

1.     Estabelecer o objetivo de leitura;
2.     Usar o conhecimento prévio;
3.     Refletir sobre quais palavras podem estar presentes;
4.     Observar a estrutura do texto;
5.     Procurar a parte do texto que você precisa;
6.     Localizar nessa parte a informação que precisa;
7.     Ignorar informações não relacionadas ao que você precisa;
8.     Parar de ler quando o objetivo for atingido.

Esse é um procedimento que precisamos adotar nos textos de língua estrangeira. Lembremos que um texto precisa ser usado como fazemos na língua materna.

Exemplos:

Receitas – Reconhecemos facilmente no texto onde vamos encontrar as informações que precisamos: ingredientes e modo de fazer.

Texto de internet – Perguntas para saber quais informações retirar do texto.

Conclusão Tomar notas; toda leitura é governada por um objetivo. Um texto nunca será lido sem que se tenha um objetivo definido. O bom leitor ignora as informações relevantes e conecta as informações encontradas para atingir seu objetivo de leitura.

Atividade Semana 04

Quer praticar um pouco mais? Então, fala a atividade a seguir.

Agora, você vai ler uma resenha sobre um filme a respeito do trabalho dos Villas Boas, Preserving Culture in the Amazon, disponibilizado no site do The New Yourk Times. Antes de ler o texto, observe o quadro a seguir, contendo algumas perguntas sobre ele. Lembre-se que você deve anotar as respostas:


Text: Preserving Culture in the Amazon


Questões
Respostas
  1. Qual é a fonte do texto (onde ele foi publicado)?
The New York Times
  1. Quem escreveu o texto?
Daniel M. Gold
  1. Quando o texto foi publicado?
March, 13, 2014 (13/03/2014)
  1. Qual é o título do filme?
Xingú
  1. Qual é o nome do Diretor do Filme?
Cao Hamburger
  1. Qual é o nome dos três irmãos Villas Boas?
Orlando, Cláudio e Leonardo
  1. Qual é o nome da tribo de índios que eles encontraram?
Xavante
  1. Quando foi criado o Parque Nacional do Xingu?
1961
  1. Que língua os atores nativos falam no filme?
Tupí
  1. Onde o filme foi rodado?
Xingu National Park - Brazil




Preserving Culture in the Amazon

‘Xingu’ Depicts How a National Park in Brazil Came to Be

NYT Critics' Pick
By DANIEL M. GOLD MARCH 13, 2014


Shirted from left, João Miguel, Felipe Camarago and Caio Blat in “Xingu,” a Cao Hamburger true story about preservation in Brazil’s Amazon region. CreditBreaking Glass Pictures


A gripping account of a collision of cultures,Xingú tells the inspiring true story of the three Villas Bôas brothers, who became the leading advocates for Brazil’s Amazonian Indians, an effort that culminated in the founding of a mammoth tribal preserve.

Directed by Cao Hamburger“Xingu” begins in 1943, when the brothers — Orlando (Felipe Camarago), Cláudio (João Miguel) and Leonardo (Caio Blat) — sign up for Brazil’s March to the West, an expedition to explore and open the interior for development. Smitten by the land’s raw beauty, they are also fascinated by the indigenous people there.

Orlando, the eldest and a natural politician, defuses the tensions when they meet the Xavante, who have not seen white men before. When a flu epidemic kills half the tribe, the brothers vow to protect the natives from the forces of civilization that they represent. “We are the poison,” Cláudio says, “and the antidote.”

The brothers eventually win the creation, in 1961, of the Xingu National Park, a preserve larger than Maryland. The film makes clear that not everyone agrees with the Xingu approach, that one answer does not fit all. But as natives maintain traditional lives there, they can integrate into the larger society, by their own choice and at their own speed.

Unfortunately, the movie covers almost three decades choppily. But Mr. Camarago and Mr. Miguel convey the stubborn commitment that made the brothers so revered by the tribes. The native actors add authenticity to the production, which uses the Tupí language and films in the park. In all, “Xingu” is a fitting tribute to the Villas Bôas vision.


____________________________________________________________

Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática

POLO ARAÇATUBA - ST2
Disciplina: Inglês
Semana 05 - Vídeo-Aula 05 - Compreensão Escrita: sites, dicionários, tradutores, ferramentas.
Professora Márcia Veirano Pinto

Iniciando o vídeo a Professora Márcia trata dos recursos disponíveis na web e em dispositivos móveis, que podem ajudar a melhorar nosso inglês: dicionários, tradutores e ferramentas de pesquisa.

Os recursos de informática, como sabemos, estão sempre se atualizando, portanto é importante que busquemos esses novos recursos. No vídeo a professora conjectura estarmos lendo um texto em inglês na internet: The Changing Role of Methanol; que não saibamos o significado da palavra Role. Quais seriam os recursos de informática que podem ser usados? O primeiro deles seria o dicionário, disponíveis também na web, tablets e smartphones, nos quais há inúmeras opções de aplicativos de dicionários. Devemos lembrar que a tradução por máquina não é perfeita e ainda deixa a desejar.

Podemos usar também o recurso por imagens, porém esses recursos geralmente funcionam com palavras concretas, como objetos.

Algumas ferramentas que nos ajudam a explorar a língua inglesa, servindo como recursos para estudar e nos preparar para a leitura. Uma das maneiras é analisar as combinações mais frequentes, o que na linguística chamamos de colocações.

Exemplo 1: COCA (The corpus of contemporary American English). Deve-se acessar o endereço: www.corpus.byu.edu/coca/. A COCA possui vários recursos. Precisamos criar uma conta, fazer um cadastro e em seguida digita-se na caixa Word(s) o que queremos buscar, antes da palavra digitamos um * (asterisco) porque queremos descobrir as colocações da palavra. O site oferece uma lista de colocações da palavra que buscamos.

Exemplo 2: Sketch Engine. Deve-se acessar o endereço www.sketchengine.co.uk. A ferramenta é gratuita por 30 dias. Essa ferramenta serve para estudar inglês com textos de engenharia química por exemplo.

O estudo com essas ferramentas proporciona testes hipotéticos sobre o que desejamos aprender; servem tanto para resolver questões pontuais de um texto, como para o nosso desenvolvimento contínuo no inglês. É importante combinar as ferramentas, usando aqueles que se complementam. Escolha a ferramenta se encaixa ao seu nível. O ideal é que você entenda os textos em inglês sem precisar traduzir palavra e palavra.

ATIVIDADES DA SEMANA 05

Vocabulário: concordância e uso do vocabulário

ATIVIDADE 02

BIOGRAPHY

Albert Einstein was born in Ulm, Germany on March 14, 1879. As a child, Einstein revealed an extraordinary curiosity for understanding the mysteries of science (started only at age 10/11). A typical child (only to his socio-economic class — educated middle class), Einstein took music lessons, playing both the violin and piano — a passion that followed him into adulthood. Moving first to Italy and then to Switzerland, the young prodigy graduated from high-school in 1896.

In 1905, while working as a patent clerk in Bern, Switzerland, Einstein had what came to be known as his “Annus Mirabilis” — or “miracle year”. It was during this time that the young physicist obtained his Doctorate degree and published four of his most influential research papers, including the Special Theory of Relativity. In that, the now world famous equation "e = mc2" unlocked mysteries of the Universe theretofore unknown.


  Ten years later, in 1915, Einstein completed his General Theory of Relativity and in 1921 he was awarded the Nobel Prize in Physics (iconic status cemented in 1919 when Arthur Eddington’s expedition confirmed Albert Einstein’s prediction). It also launched him to international superstardom and his name became a household word synonymous with genius all over the world.

Einstein emigrated to the United States in the autumn of 1933 and took up residence in Princeton, New Jersey and a professorship at the prestigious Institute for Advanced Study.

Today, the practical applications of Einstein’s theories include the development of the television, remote control devices, automatic door openers, lasers, and DVD-players. Recognized as TIME magazine’s “Person of the Century” in 1999, Einstein’s intellect, coupled his strong passion for social justice and dedication to pacifism, left the world with infinite knowledge and pioneering moral leadership.


No texto acima, que apresenta a biografia de Albert Einstein, há dez palavras sublinhadas e em negrito. Elas também estão listadas na segunda coluna do quadro abaixo (“Palavra do Texto”). Na terceira coluna (“Sinônimo”), você deve escolher apenas uma alternativa. Caso necessário use um dicionário.


Text
Biografy


Linha
Palavra do Texto
Sinônimo
1
child
(a)  Kid
(b)  Childish
(c)  Teenager
(d)  Adult

2
extraordinary
(a)  Crazy
(b)  Exceptional
(c)  Funny
(d)  Average

9
obtained
(a)  Failed
(b)  Divided
(c)  Earned
(d)  Missed

10
research papers
(a)  Research articles
(b)  Theoretical papers
(c)  Reviews
(d)  Essas

11
unknown
(a)  Common
(b)  Identified
(c)  Famous
(d)  Undiscovered     

12
completed
(a)  Concluded
(b)  Started
(c)  Begun
(d)  Interrupted

13
awarded
(a)  Granted
(b)  Refused
(c)  Ignored
(d)  Disagreed
18
prestigious
(a)  Common
(b)  Insignificant
(c)  Ilustrious
(d)  Ordinary
19
applications
(a)  Utilizations
(b)  Misuses
(c)  Misunderstandings
(d)  Reasonings
22
dedication
(a)  Apathy
(b)  Devotion
(c)  Arrogance
(d)  Disloyalty

ATIVIDADE 02

Nesta atividade, vamos utilizar as mesmas palavras da atividade anterior. Entretanto, desta vez, você deve identificar a categoria gramatical das palavras. Procure observar essas palavras no texto antes de indicar a categoria gramatical de cada uma delas. Escolha apenas uma alternativa para cada palavra. Caso necessário, use um dicionário.

Text
Biografy


Linha
Palavra do Texto
Sinônimo
1
Child

(criança)
(a)  Substantivo (noun)
(b)  Verbo (verb)
(c)  Adjetivo (adjective)
(d)  Advérbio (adverb)
2
Extraordinary

(extraordinário)
(a)  Substantivo (noun)
(b)  Verbo (verb)
(c)  Adjetivo (adjective)
(d)  Advérbio (adverb)
9
Obtained

(obteve)
(a)  Substantivo (noun)
(b)  Verbo (verb)
(c)  Adjetivo (adjective)
(d)  Advérbio (adverb)
10
research papers

(trabalhos de pesquisa)
(a)  Substantivo (noun)
(b)  Verbo (verb)
(c)  Adjetivo (adjective)
(d)  Advérbio (adverb)
11
Unknown

(desconhecido)
(a)  Substantivo (noun)
(b)  Verbo (verb)
(c)  Adjetivo (adjective)
(d)  Advérbio (adverb)
12
Completed

(completou)
(a)  Substantivo (noun)
(b)  Verbo (verb)
(c)  Adjetivo (adjective)
(d)  Advérbio (adverb)
13
Awarded

(premiado)
(a)  Substantivo (noun)
(b)  Verbo (verb)
(c)  Adjetivo (adjective)
(d)  Advérbio (adverb)
18
Prestigious

(prestigiado)
(a)  Substantivo (noun)
(b)  Verbo (verb)
(c)  Adjetivo (adjective)
(d)  Advérbio (adverb)
19
Applications

(aplicação)

(a)  Substantivo (noun)
(b)  Verbo (verb)
(c)  Adjetivo (adjective)
(d)  Advérbio (adverb)
22
Dedication

(dedicação)
(a)  Substantivo (noun)
(b)  Verbo (verb)
(c)  Adjetivo (adjective)
(d)  Advérbio (adverb)




Nenhum comentário:

Postar um comentário